02/10/2023

Quais as vantagens e aplicações do TNT?

O TNT é um material que está conquistando um lugar de destaque na indústria têxtil, mas, em outros setores também. 

Fabricado por meio de técnicas de aglutinação de fibras que formam um material resistente e flexível, essa inovação têxtil tem várias vantagens e aplicações no dia a dia.

Veja a seguir algumas delas que vão lhe convencer a usar diversos objetos feitos de TNT:

Benefícios ao usar o TNT no cotidiano

Entre as vantagens do TNT, podemos destacar as seguintes:

Baixo custo

Um dos melhores benefícios que você vai ter com TNT, é que o material é bem barato na sua produção em comparação aos tecidos tradicionais. 

Ou seja, isso o torna uma escolha bastante econômica para várias aplicações, desde produtos descartáveis e embalagens.

Maior leveza

Outro ponto que faz parte das características desse material é que ele é extremamente leve. 

Portanto, trata-se de um produto ideal para produtos que precisam ser fáceis de transportar e manusear, como, por exemplo, sacolas e também roupas cirúrgicas.

Grande resistência

Mesmo sendo tão leve, o TNT é muito resistente também. 

Geralmente, ele pode suportar o estresse mecânico e resistir a rasgos, sendo, portanto, muito adequado para uma ampla variedade de usos.

Impermeabilidade

Em algumas situações, dependendo da composição e do processo de fabricação, o TNT pode ser um material impermeável a líquidos.

Portanto, nesses casos, você pode escolher aventais e roupas de proteção em ambientes molhados feitos por esse material.

Respirabilidade e hipoalergênico

Outra das maiores vantagens do TNT é sua permeabilidade ao ar, permitindo que a pele respire através das roupas, sendo um material bastante confortável em climas quentes e úmidos.

Além disso, ele também é frequentemente usado em produtos médicos devido à sua natureza hipoalergênica. 

Ou seja, ele é seguro para contato com uma pele que seja mais sensível.

Quais as principais aplicações do TNT?

Entre os produtos feitos com esse material que você pode encontrar por aí, destacamos:

Produtos descartáveis

Uma das aplicabilidades mais comuns do TNT é na fabricação de objetos, como fraldas, lenços umedecidos, toucas e aventais. 

Ou seja, sua combinação de baixo custo e alta resistência é ótimo para produtos que precisam ser descartados após o uso.

Embalagens de diversos tipos

O TNT também é usado na indústria de embalagens para fabricar sacolas reutilizáveis, sacos de armazenamento e capas protetoras. 

Com sua durabilidade e impermeabilidade, esse material é uma ótima opção para proteger produtos para transporte ou armazenamento.

Produtos médicos

Outra aplicabilidade desse material é que ele pode ser usado em produtos médicos, incluindo roupas cirúrgicas, máscaras, aventais e roupas de cama hospitalar. 

Sua leveza e outras características tornam o TNT, portanto, ideal para uso em ambientes de saúde.

Agricultura

Nessa área, o TNT é importante para certas aplicações, como cobertura para proteção contra pragas ou forro de sacos de sementes. 

Sua resistência e permeabilidade ao ar são muito valiosas nesse contexto, permitindo maior conservação de produtos perecíveis.

Moda e vestuário

Embora não seja tão comum quanto em outras áreas, o TNT também pode ser útil nessa área aqui, com a possibilidade de criar peças leves e modernas, incluindo a fabricação do forro em roupas.

Construção civil

Neste caso aqui, o TNT é mais usado para criar barreiras de umidade ou de proteção de superfícies delicadas, e também como material de isolamento temporário.

Arte e artesanato

Por fim, esse material também é uma ótima escolha para projetos artísticos, de itens decorativos a máscaras personalizadas.

Resumindo, como deu pra notar, o TNT é um produto versátil com muitas vantagens e aplicações, da indústria médica à área da moda. 

Portanto, caso queira usá-lo em atividades do dia a dia, certamente, você encontrará alguma aplicabilidade para ele (especialmente no que trata de roupas e vestuário em geral).

Acesse nosso site e veja as opções de TNT em rolo para sua loja!

 

Compartilhe: