30/06/2023

Preparando a sua casa para o inverno

Amado por algumas pessoas, o inverno é uma estação aconchegante, que modifica nossos hábitos e exige algumas atitudes para aproveitarmos a estação. 

Além de cuidarmos da dieta, afinal, os dias mais frios são tendenciosos para o consumo maior de bebidas quentes e quase sempre mais calóricas, temos que pensar sobre como preparar a casa.

No texto de hoje, separamos algumas dicas para preparar sua casa para o inverno. Aproveite!

Uso de cortinas térmicas

Para deixar sua casa aconchegante no inverno, considere a substituição temporária das cortinas existentes por cortinas térmicas. 

Elas proporcionam isolamento térmico ao bloquear correntes de ar frio e evitar a perda de calor pela janela, além de oferecerem controle da luminosidade natural. 

Ao escolher cortinas térmicas, é importante optar por tecidos de qualidade, como veludo, lã, algodão pesado ou poliéster com revestimento térmico. 

A instalação adequada, cobrindo totalmente a janela, e a manutenção regular são essenciais para garantir o melhor desempenho das cortinas ao longo do tempo.

Cobertores de materiais diversos 

Antes dos dias mais frios, é fundamental higienizar cobertores e edredons, assim como lençóis térmicos e deixar pronto para o uso.

Opte por cobertores feitos de materiais quentes e aconchegantes, como lã, fleece ou flanela. 

Porém, se você precisar evitar alergias ou mesmo muita manutenção, algumas opções como poliéster, sherpa, microfibra ou mesmo flannel, podem ajudar neste caso, e são mais viáveis.

Tapetes grossos e antiderrapantes

Investir em tapetes também é uma boa ideia para amenizar o frio dos ambientes, pois criam uma barreira de proteção da umidade, além de aconchegantes.

Uma dica, é escolher tapetes antiderrapantes e que tem alta proteção contra  umidade como as passadeiras STD, inclusive para usar em banheiros e varandas.

Outra recomendação é usar tapetes espessos em áreas com piso frio, como aqueles de madeira ou cerâmica. 

Além de trazerem conforto, os objetos ajudam a isolar o ambiente e a manter os pés sempre quentes.

Mantas e almofadas

As mantas, por serem mais leves e práticas, podem estar a disposição na sala ou também no quarto, afinal, quem nunca pegou uma para “se enrolar” durante um filme ou mesmo enquanto circula pela casa.

Opte, por exemplo, por tecidos quentes, como lã ou fleece, e dessa forma você terá mantas extras disponíveis para se aquecer durante o inverno.

Já as almofadas, além de amadas para compor a decoração em sofás ou cadeiras, têm uma finalidade extra no inverno, pois auxiliam no aquecimento corporal.

Travesseiros extras

Acrescente travesseiros, optando por tecidos macios e confortáveis para aumentar a sensação de aconchego.

Para um conforto maior, a dica é escolher materiais como plumas, espuma de memória ou fibras sintéticas.

Nesse sentido, outra recomendação é usar capas de travesseiro feitas de tecidos quentes, como flanela, veludo ou algodão de alta gramatura.

E, claro, lembre-se de trocar os travesseiros regularmente para garantir sua higiene e durabilidade.

Impermeabilização

Quando se fala em inverno, é importante tomar cuidado com os pontos de umidade na casa. É possível amenizar a situação com o uso de impermeabilizantes.

Além disso, garanta uma boa ventilação em casa, evite o contato direto com o excesso de água e use produtos adequados - de secagem rápida - para a higienização, isso evita danos provenientes de mofo e bolor, por exemplo.

Lareiras

Sem dúvida, as lareiras são exemplos de recursos importantes para aquecer o ambiente e o melhor é que existem vários modelos.

Caso não tenha a intenção de manter uma lareira no espaço, você pode optar por um modelo portátil. As opções são interessantes e é possível encontrar uma que se encaixe nas suas necessidades.

Aquecedores

Considere ainda o uso de aquecedores portáteis ou mantas elétricas para áreas específicas, como escritórios ou quartos, onde você possa precisar de um calor adicional.

Enfim, essas são algumas mudanças que você pode fazer na sua casa para esperar os dias mais frios.

Qual dica a mais você acrescentaria nessa lista?

 

Compartilhe: